sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Diferenças entre JOGO e DINÂMICA!!!

Dia 20/10/2010 houve uma palestra com a psicóloga Fernanda Teles sobre “Jogos de Empresa”. Foi abordada a diferença entre jogo de empresa e dinâmica. A dinâmica é aplicada a um grupo quando há a intenção de analisá-lo, o que acontece muito nos casos de recrutamento e seleção. Na dinâmica há uma disputa... Nos jogos o objetivo é o aprendizado.

Foi aplicado um vitalizador, que é uma atividade que promove a integração e a animação dos participantes.

Quando um profissional aplica em um grupo um jogo de empresa, mas não faz, logo em seguida, o processamento, aquela atividade se transforma em dinâmica. O objetivo do jogo de empresa é gerar mudança de comportamento, de ação, de atitudes, de pensamentos. E as mudanças somente são obtidas através da experiência.

Foi aplicado também durante a palestra um jogo de empresa.

Na primeira fase desse jogo de empresa, ou seja, na vivência, a sala foi separada em dois grandes grupos. A separação dos grupos foi realizada pela palestrante, mas de forma aleatória. No jogo, cada grupo teve dez minutos para se organizar e decidir qual a melhor forma de colocar vinte naves, que deveriam ser montadas com jornal, no campo do adversário, sem sair do seu próprio campo. O jogo se iniciou e as naves criadas por ambos os grupos foram bolinhas de papel.



Na segunda fase desse jogo de empresa, ou seja, no relato, foi perguntado a cada participante seu principal sentimento, logo após a realização da atividade. Os sentimentos variaram de felicidade até raiva, adrenalina, euforia, cansaço, decepção e outros. Essa fase é de grande importância para que todos se “descarreguem” e realizem melhor e de forma mais “leve” o processamento.

Na terceira fase do jogo de empresa, ou seja, no processamento, falamos apenas do jogo realizado. Cada um explicou a estratégia utilizada pelo seu grupo, disse se achou boa a estratégia, o que mudaria se tivesse uma nova oportunidade, etc. Essa fase deve ser, necessariamente, realizada após o jogo, sem intervalos ou pausas.

Na quarta fase do jogo de empresa, ou generalização, trabalha-se o conteúdo que surgiu no processamento. Justamente por isso um mesmo jogo de empresa poderá ter focos distintos em grupos distintos.

Na quinta e última fase do jogo de empresa, ou seja, na aplicação, cada participante é levado a refletir sobre o que ele poderá mudar ou fazer na sua empresa, levando em consideração o que ele acabou de vivenciar. Cada um expõe as distintas soluções enxergadas. Essa exposição pode ser feita de forma oral, escrita, individual ou em dupla. Essa é considerada a fase mais rica.

Um jogo de empresa deve ser escolhido com base na necessidade daquele determinado grupo e pode ser aplicado em desenvolvimento de equipe, desenvolvimento de competência e avaliação de desempenho.

Acho importante aprendermos a distinção entre jogos e dinâmicas, já que vamos utilizar muito dessas técnicas e ferramentes no caminhar da profissão. Interessante saber os objetivos de cada um e pensar que é possível obter diversos resultados em suas aplicações.

Um comentário:

  1. Tive uma aula sobre esse tema, sábado passado.
    E entendi dessa forma:
    Dinâmica grupo = voltada para análise e seleção para a vaga disponível na empresa.
    * Jogos - Voltado para capacitação e treinamento

    ResponderExcluir